Queda de cabelo o que fazer?

Queda de cabelo é um assunto muito delicado, principalmente para mulheres, mas antes de  entrar em desespero aprenda a lidar com a situação. O que se deve a principio é identificar se é queda ou quebra, vou mostrar nesse artigo como identificar e combater o problema. Primeiro vamos ver o que causa a queda de cabelo, se esse for o caso.


Quais são as causas?


Existem vários tipos de causas para queda de cabelo como perca radical de peso, alteração hormonal, stress (devido a tensão o corpo produz mais óleo) segundo os dermatologistas afirmam. Também causa queda de cabelo se você tiver predisposição genética, algumas doenças no couro cabeludo como dermatite ceborreica (tipo uma caspa) e  epsoriase, outras que afetam o corpo todo (anemia, tireoide e câncer). No inverno isso pode piorar devido a água quente do banho.
No instituto do cabelo cerca de 80% de seus pacientes apresentam caspa e seborréia, devido ao excesso de óleo produzido pelas glândulas sebácias, isso causa uma irritação no couro cabeludo provocando uma dermatite seborreica.  


É possível reverter o quadro?

É possível sim, melhor a se fazer é procurar tratamento o quanto antes  por que é possível reverter o quadro ou a cura da calvice se o bulbo capilar estiver vivo, isso é feito com um tratamento não invasivo como o laser de baixa penetração e infusão transiônica, que estimula o crescimento dos cabelos.     

Como saber se a queda está exagerada?


Eu aprendi no meu curso que o até 100 fios por dia é normal. Como não dá pra contar observe se há pequenas falhas no couro cabeludo, ou se vocês os encontram por toda a casa. Consulte o dermatologista  para que seja feita uma avaliação.


A alimentação interfere?


Com certeza, a falta de ferro pode causar anemia, e ela é uma das principais causas dessa queda de cabelo. Isso pode ser evitado com a ingestão de alimentos ricos em ferro como: figado, carne vermelha, frango, peixes, ostras e frutos do mar. Alguns legumes (feijão e lentilha) e vegetais também contém, porem sua absorvição é mais difícil. Então evite excluir estes alimentos de sua dieta.


Alguns fatores que também prejudicam:



Pentear o cabelo molhado
dormir com os cabelos molhados
Água  quente


Tratamento para queda de cabelo


O tratamento é feito com estimulantes de crescimento como xampus e loções específicos para cada caso, suplementos via oral compostos de ferro, zinco, magnésio, omega 3, groselha negra e licopeno. Se for muito evidente pode ser feita uma terapia capilar associada ao laser (TCL), serve para potencializar estes tratamentos. Também existe um método chamado de ozonioterapia, que é a base de água mineral, transformando medicamentos em nanopartículas para facilitar a absorção.  

Vou também falar sobre apliques, implante capilar e  próteses que ajudam na questão estética e alto estima das pessoas. 

Seja um seguidor do blog e receba atualizações.   

Previous
Next Post »

2 comentários

Write comentários
29 de maio de 2014 14:48 delete

Tenho uma dúvida,pentear os cabelos molhados provoca queda? Não a quebra do fio pois meus cabelos com condicionador e máscaras não embaraçam e eu penteio com muito cuidado,mas sim a queda mesmo.Gosto e sempre tive costume de pentear apos passar condicionador e cremes de tratamento,mas meu cabelo sempre cai mais no banho quando penteio eles molhados,tem alguma relaçao ou o que cai é porque ja tinha que cair mesmo?
Dizem que perdemos cerca de 100 fios por dia,e lavo meu cabelo em dias alternados,quando não lavo não caem 100 fios de cabelo,será que ao lavar os que deveriam cair quando não lavamos(ou não percebemos) se soltam junto com os fios que cairiam naquele dia?Não sei o que faço,porque mesmo se eu não pentear os cabelos com o condicionador,apos enxaguar e tirar o excesso de agua com toalha apos o termino do banho temos que pentear o cabelo de qualquer jeito,e meus cabelos caem muito ao lavar.
Gostaria de saber se tem uma posição quanto ao valor do PH dos produtos para cabelo e quanto a questão dos shampoos sem sal(sem sulfatos).
O shampoo sem sulfato é de fato melhor para a saúde dos cabelos e até mesmo para o couro cabelo por limpar de forma mais suave?
E é realmente importante se atentar ao valor do PH dos produtos,eu me preocupo em especial com shampoos pois condicionadores e máscaras geralmente ja são mais ácidos, é bom usar shampoos com ph levemente ácido,na faixa de 4.5 a 5.5?
Aguardo retorno e obrigad

Reply
avatar
12 de agosto de 2014 16:29 delete

Aline, o que posso dizer é que a queda de cabelo geralmente não está relacionada somente aos produtos que usamos ou da forma que penteamos e tratamos os cabelos.

Existem inúmeros fatores que podem prejudicar a saúde dos fios, isto inclui alimentação e estado emocional, que realmente são as principais causas de queda de cabelo.

Não podemos apontar exatamente qual a causa da queda sem antes fazer uma analise completa da pessoa que está com o problema.

Mas tome cuidado ao lavar os cabelos com água muito quente, isso provoca oleosidade em excesso nos fios.

Muito obrigado pela participação

Reply
avatar